As obras mais icônicas de Stephen King

as-obras-mais-iconicas-de-stephen-king

Como é conhecido por nós, amantes da literatura fantástica, terror e afins, Stephen King tem uma quantidade absurda de livros e praticamente todo ano ele lança mais e mais obras, sem contar os seus contos e outros trabalhos. Então vai aqui uma pequena seleção de obras icônicas do mestre do horror.

Carrie- A estranha (1976)

Carrie é um Thriller que envolve temáticas como bullying, terror e o místico envolvido. Mas essas características se somam para construir uma trama forte e vigorosa, escrita na forma de depoimentos dos sobreviventes da vingança de Carrie. Quem poderia culpá-la? Uma garota com poderes que não poderia compreender, sufocada pela mãe, humilhada pelos colegas de escola, quando sua ira explode todos pagam o preço. É mais uma daquelas obras do King que fazem pensar: “O que eu faria se estivesse na mesma situação”. — Provavelmente nada de bom.

O cemitério

O cemitério teve uma segunda adaptação para os cinemas recentemente, então seu enredo deve estar fresco nas cabeças, ainda assim, vale retomar um pouco. Um médico e sua família se mudam para uma casa em um local mais afastado, buscando uma vida mais tranquila. Acontece que a tal casa fica na frente de uma rodovia, ocasionando no atropelamento do gato de estimação da família, assim começando o ciclo de tragédia da narrativa.

O animal morto é enterrado num cemitério amaldiçoado com o poder trazer de volta os que ali são enterrados, ao menos é o que se imagina. Se tratando de King, obviamente isso não pararia na história de um gato retornado de forma endiabrada e tão mais terrível o filho caçula da família morre atropelado por um caminhão. E adivinha. É isso mesmo que você está pensando. Mais uma questão daquelas vem à cabeça: “o que faria se fosse eu ali?”

O Iluminado 

Uma família passando por problemas, um escritor com bloqueio criativo e uma hotel, o que poderia tornar esses fatores aterrorizantes? A resposta é “a mente de seu autor”. Jack luta contra seu bloqueio criativo quando se muda com a família para o hotel Overlook, onde trabalharia como caseiro, entretanto a mudança parece apenas ter feito piorar as visões da criança. Eis que o escritor que continua frustrado começa a descobrir coisas estranhas sobre o hotel, ou melhor dizendo, o hotel parece começar a se revelar para ele, levando-o a se transformar cada vez mais, ficando cada vez mais violento e neurótico, até finalmente parece enlouquecer e começa a caçar sua família!

As coisas vão se revelando no decorrer da história e certos conceitos que ficam bem mais esclarecidos em sua continuação “Doutor Sono”, como se o autor estivesse tentando explicar demais ou em uma tentativa de expansão de universo. Enfim, O iluminado é um dos meus romances de terror preferidos de Stephen King, com seu efeito de causar dúvidas, angústia e certo incômodo em vários momentos.

It- A coisa

A história se passa em uma cidadezinha do Maine (EUA), Derry, em que durante as férias escolares em que, enquanto desaparecimentos de jovens (re)começam atormentar a cidade. Outros jovens começam a ser “assombrados” por algo que os ataca com seus piores medos, atacados pela Coisa. Então um grupo de crianças, que derrotam a criatura uma vez, mas anos mais tarde, quando adultos com o aparente retorno da criatura, voltam a se reunir para dar um fim de uma vez nela.

Não é à toa que It- a coisa, ganhou o título de “obra-prima do terror” e apesar do título ela vai muito além. Essa obra de Stephen King tem em seu âmago, o terror, a angústia e o medo, mas, ao mesmo tempo, o amor e a confiança ajudam a formar os alicerces da narrativa. Infelizmente A Coisa acabou se popularizando por uma cena polêmica que acontece entre os jovens. Uma cena de sexo entre os jovens amigos.

A torre negra

A torre negra é uma série de fantasia complexa, não em termos de linguagem ou escrita, mas de seu universo. A série se faz num multiverso ligado pela própria torre, que vem sofrendo ataques e o herói dessa saga. Roland, o pistoleiro, busca alcançá-la e parar seu colapso enquanto persegue Homem de Preto. A torre negra trabalha como uma formulação de uma grande saga, e o é. E de certa forma, A torre negra é bem diferente dos trabalhos que estamos acostumados do romancista.

A obra conta com diversas e diversas referências à cultura pop, mitologias e de certa forma a algumas outras obras do próprio autor. Isso faz com que muitos fãs creiam que todas as obras de King se passem no mesmo universo (ou multiverso). Por fim, a saga A Torre Negra (minha obra favorita do autor), contém vários volumes, inclusive alguns adjacentes à saga principal. A saga tem seus altos e baixos, mas certamente mais do que merece ser lido.

Stephen King tem, com toda certeza, inúmeras outras obras e contos memoráveis. A exemplo, “A hora da zona morta”, que também se tornou um clássico, mas esta é apenas minha pequena lista com algumas obras marcantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *