Duna 3: Denis Villeneuve anuncia despedida da franquia

Duna

Após o trabalho impecável do diretor Denis Villeneuve em Duna e Duna: Parte 2, e sua confirmação como diretor da adaptação do segundo livro, Messias de Duna, ele anunciou que não trabalhará mais com a franquia após esta produção. Essa decisão levanta dúvidas importantes sobre o futuro das adaptações de uma das mais importantes obras da ficção científica.

Em entrevista ao The Wrap, o diretor falou sobre o sucesso da adaptação em duas partes do primeiro livro de Duna, que conta com seis volumes. Na entrevista, Villeneuve refletiu sobre o sucesso tanto de crítica quanto de bilheteria e público, além de compartilhar sua inspiração e motivação para voltar à franquia com Messias de Duna:

“Quando vi  a “Parte Dois” finalizada, finalmente, percebi que era isso. Eu tinha feito. Eu tinha feito uma adaptação de “Duna”. E isso é algo que é um privilégio incrível. Sou muito grato por ter tido a chance de ter feito isso. Acho que minha maior surpresa sobre isso é que não quero fugir de Arrakis. Ainda estou inspirado para voltar. Foi isso que mais me surpreendeu. Senti que depois de “Parte Dois”, eu precisaria de uma pausa. Pensei que gostaria de escrever alguns filmes ou fazer algumas coisas antes de voltar para ‘Duna: Messias’. Mas as imagens que continuavam voltando à minha mente, o apetite está absolutamente intacto. Essa é a maior surpresa. Ainda quero voltar para Arrakis.” (Tradução livre)

No entanto, Villeneuve também afirmou que seu retorno para Messias de Duna representará o fim de sua jornada no universo de Duna, pois continuar poderia ser prejudicial. Essa notícia choca e até decepciona os fãs, que temem que uma possível passagem de bastão para outro diretor possa afetar a qualidade de eventuais continuações. Afinal, ainda restam ao menos quatro outros livros a serem adaptados.

Messias de Duna

Há poucas informações sobre Messias de Duna, mas a história deve acompanhar de perto os eventos do livro: a expansão do império de Paul Atreides. O personagem deve enfrentar as dificuldades para mantê-lo, assim como as conspirações marcantes de toda a franquia. Para o filme, Villeneuve já mencionou que contará com um salto temporal em relação ao anterior, então provavelmente não veremos o ataque de Muad’dib às demais casas, e sim suas consequências.

Messias de Duna tem previsão para início de filmagens na metade de 2025 e estreia no final de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *